
12 de abril de 1931 – 19 de outubro de 2021
Judith Skutch Whitson foi uma mulher extraordinária. Uma incansável trabalhadora pelo Espírito, ela estava mais feliz quando cumpria essa função junto com seu papel alegre e amoroso como devotada mãe e avó. Ela foi cofundadora e presidente da Foundation for Inner Peace, que é a editora de Um Curso em Milagres autorizada por sua escriba. Sua devoção ao Curso refletia-se tanto em sua vida profissional quanto em suas interações cotidianas. Judy nunca conheceu um estranho. Ela transformava cada encontro em um Encontro Santo, curando sua própria mente ao longo do caminho.
Nascida Judith Rothstein, ela e sua irmã Carol cresceram em uma família judia conservadora, no Brooklin, em Nova Iorque. Judy frequentou o primeiro e o segundo graus no Sistema Educacional Progressivo John Dewey. Ela se formou como bacharel em artes na Faculdade Hood. Depois frequentou a Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia e fez parte do corpo docente da Universidade de Nova York.
No meio da década de sessenta, Judy mergulhou no campo da consciência. Em 1972, ela conheceu o astronauta Dr. Edgar Mitchell, e ele pediu que ela participasse da diretoria do então iniciante Instituto de Ciências Noéticas. Por meio de sua amizade com John E. Fetzer, ela foi membro do Conselho Fundador do Instituto Fetzer. Ela atuou em cada conselho por mais de 20 anos.
Um Curso em Milagres
Em 1975, ela conheceu os escribas de Um Curso em Milagres, Dra. Helen Schucman e Dr. William Thetford. Eles confiaram a ela o manuscrito deles, que se tornou “Um Curso em Milagres”. Embora ela ainda não fosse editora, seu papel foi publicar o material e apresentar o Curso ao mundo. Desde então, ele foi traduzido para 27 idiomas, com mais 3 traduções em andamento. Mais de 3 milhões de cópias já foram distribuídas mundialmente.
Judith era o espírito da generosidade. Repetidamente ela escutava, ouvia e respondia, doando sua energia e o que mais fosse necessário. Ela sabia que tanto o tempo quanto o mundo são uma ilusão. Era completamente dedicada aos princípios do Curso. O perdão era seu caminho para a felicidade. Ela frequentemente passava de situações desafiadoras de volta à paz. Seu companheiro constante era o Espírito Santo. Quando ela se desviava do caminho, retornava e se rendia à Resposta que recebia. Em meio a dificuldades, ela aplicou os princípios do Curso e se reconectou continuamente com momentos de paz e alegria que a acompanharam através da morte de seu amado marido, Coronel William Wallace Whitson, Ph.D., (Whit), em 2018, e através de inúmeras outras situações.
Com um pouco mais de 1,50m de altura, Judy era facilmente cativante. Mesmo em seus anos finais em meio a desafios físicos, tinha um apelo irresistível. Ela incorporava a bondade. O amor e a cura estendiam-se dela. Não julgadora, ela fazia com que todos se sentissem dignos. Era a anfitriã perfeita. Qualquer ocasião era um motivo para celebrar e reunir as pessoas. Ela fazia o que quer que fosse guiada a fazer e sua alegria em dar presentes e fazer o trabalho do Espírito era contagiante e transformadora.
Ela esteve em contato com diversas pessoas ilustres da sua época: físicos, astronautas, líderes religiosos, políticos, atores, professores, escritores, médicos e muitos mais. Madre Theresa uma vez disse a ela: “Existe uma epidemia no mundo que atinge a todos. Ela é chamada de privação espiritual”. Judy perguntou se havia uma cura e Madre Theresa disse: “Ah, sim, existe uma cura. Ela é chamada de amor. E, graças a Deus, ele é contagioso”. Judith levou isso a sério e publicou o Curso como uma forma de espalhar a cura. Ela exemplificou uma de suas citações favoritas do Curso: “Eu estou aqui só para ser verdadeiramente útil”(UCEM, T-2.V-A.18:2)
Cheia de energia mental aos 90 anos de idade, ela trabalhou todos os dias, com frequência até às 3h da manhã, mesmo nos finais de semana, até o dia da sua partida. Sua proficiência técnica era rara e espantosa para alguém de uma geração pré-digital. Ela ajudou a criar o primeiro website da Foundation for Inner Peace, conectava-se regularmente às mídias sociais e participava de reuniões diárias no Zoom. Em 2019, Judy iniciou o programa de webinares “Vamos discutir UCEM”, que ainda está em funcionamento. Em 2020, aos 89 anos, iniciou a série de podcasts Vozes de Milagres, focando-se unicamente no “Perdão” como definido em Um Curso em Milagres. Ela adorava esses podcasts e foi coapresentadora deles semanalmente, incluindo na semana anterior à sua morte.
Judith foi destaque em vários artigos de revistas, televisão e programas de rádio. Ela é descrita em dois filmes, “A História de um Curso em Milagres” e um segmento de “Os Visionários” para a PBS, e pode ser encontrada em várias palestras em fitas, CDs, DVDs e agora em arquivos de áudio.
Família
O coração de Judy estava com seus dois filhos, Jonathan Cohen, M.D., codiretor do Instituto de Neurociência de Princeton, e Tamara Morgan, copresidente da Foundation for Inner Peace, e os filhos deles – os adorados netos de Judy, Jonah Bay Casey Cohen e Lije Win Morgan. Ela também era muito próxima de seus enteados: Laura Skutch, Andrew Skutch, William W. Whitson, Christina Whitson, Shawn Bateman, Andrew Whitson, e Robert Whitson, assim de como seus enteados honorários, Theresa Abrams e John Abrams.
Com um compromisso consciente com o amor, Judy partiu deste mundo tendo seus três maridos como amados amigos. Em 2020, ela esteve carinhosamente presente para seu primeiro marido e pai de seus filhos, Howard M. Cohen, em seu falecimento, através de uma chamada de Zoom. Ela e seu segundo marido, Robert Skutch, fundaram a Foundation for Parasensory Investigation (Fundação para Investigação Parassensorial), que era focada na pesquisa da consciência. Esta acabou com o tempo evoluindo para a Foundation for Inner Peace, cuja função é publicar, distribuir e discutir Um Curso em Milagres. Judy e “Bob” permaneceram cofundadores, colegas e amigos próximos na Foundation for Inner Peace por mais de 45 anos. O terceiro marido de Judy, William Whitson, trabalhou notavelmente bem com Judy e seu segundo marido, Bob, por mais de 40 anos. “Whit” foi encarregado pelo Espírito de supervisionar o programa de tradução de UCEM. O triunvirato, que Judy chamava de “banquinho de três pernas”, foi a base de trabalho da Foundation for Inner Peace. Judy colaborou profundamente em um Relacionamento Santo comprometido com seu amado parceiro e marido Whit, que ela sentia que havia continuado mesmo após a morte dele.

O Espírito Santo
Em meio aos seus momentos finais neste nível de ilusão, Judith ficava deitada na cama, flutuando entre a consciência e a inconsciência. Ela falou sobre como finalmente tinha uma compreensão total de que não mais sabia coisa alguma. Seu corpo passou por surtos esporádicos de dor, mas ela compassivamente reconheceu que ele estava simplesmente fazendo seu trabalho de “chutá-la para fora daqui”, senão, ela não iria e não poderia partir, e ela sabia claramente que tinha chegado a hora. Falou sobre como, apesar de seu desconforto físico aparente, nunca estivera mais em paz em sua vida, e que ela não era sua dor corporal. Repetiu uma de suas lições favoritas do livro de exercícios do Curso, a 160: “Estou em casa. O medo é o estranho aqui”. Expressou o quanto se sentia afortunada por ter sido rodeada de uma vida inteira de tanto amor. Conforme sua respiração ficou mais difícil, ela ficou deitada com seu neto e sua neta ao seu lado, e começou a expressar o quanto não mais sabia coisa alguma. Seu olhar se moveu indiscriminadamente como se estivesse praticando a primeira lição do Livro de Exercícios, vendo que “nada naquele quarto significava mais coisa alguma”. Ela fechou os olhos novamente e, dentro de um momento, um sorriso surgiu em seu rosto. Enquanto estava deitada com sua adorada neta Lije aconchegada ao seu lado, ela abriu mão de todas as histórias e papeis, abriu bem os olhos, olhou ao redor e, com um tom de curiosidade fantástica, pronunciou suas últimas palavras: “Quando a vovó partiu?”.
Judy escolheu conscientemente e até pediu permissão ao seu neto para partir no aniversário dele. Em última instância, até seu papel mais acalentado neste mundo como avó foi dissolvido ante seus próprios olhos. Quando a vovó partiu? Ela fechou os olhos pacificamente e, ao escorregar para outro reino de consciência, incorporou as palavras que depois foram lidas para ela em sua passagem: “Esquece-te desse mundo, esquece-te desse curso e vem com as mãos totalmente vazias ao teu Deus”(UCEM, L-pl.-189.7:5)
Judith Rothstein Cohen Skutch Whitson desvaneceu-se em uma paz fluída que era palpável. O amor poderosamente quieto e silencioso permeou o quarto e estendeu-se para todos. Ao deixar seu corpo, seu legado incorporou seu epíteto favorito “Eu tentei o meu melhor” e sua citação distintiva do Curso:
“O amor é o caminho que sigo com gratidão”. (UCEM, L-pl.-195)
Gratidão, Judith Skutch Whitson, por seu trabalho impecável e por nos mostrar o caminho para o AMOR!
No lugar de flores, convidamos você a doar para a Foundation for Inner Peace de Judy, na qual ela devotou sua vida para que nós tivéssemos esse Curso. Por favor, visite nossa página de Doações.